ULTRALONGEVIDADE – PROGRAMA DE SETE PASSOS

ULTRALONGEVIDADE

 

ULTRALONGEVIDADE – PROGRAMA DE SETE PASSOS

O Dr. Mark Liponis, M.D., enumera em seu livro vários aspectos que contribuem para desacelerar o envelhecimento e relaciona esse processo às condições de nosso sistema imunológico.

O autor explica como funciona nosso sistema de defesa e ressalta que cabe a nós disciplinarmos nossa resposta imunológica.

O livro traz a curiosa história de Juan Ponce de León e sua busca pela fonte da juventude.

O Dr. Luponis refere que mesmo que a pessoa tenha peso ideal, se ela tiver a medida da cintura igual a dos quadris é considerado hiperatividade do sitema imunológico.

Esse é um dos itens que o estudioso enumera em seu teste para verificar a que velocidade a pessoa está envelhecendo, com base em pesquisas realizadas na área.

Outros fatores interessantes que fazem parte do teste são com relação ao uso de fio dental, presença de animais de estimação na infância, qualidade do sono, o hábito de cantarolar verbal ou mentalmente, o ato de contar piadas aos amigos, entre outros, somam pontos que podem ser vistos nos resultados descritos no livro.

Os 7 Passos

  1. Respirar corretamente;
  2. Comer adequadamente;
  3. Dormir satisfatoriamente;
  4. Exercer o hábito da dança;
  5. Manter o sentimento Amor por alguém ou por algo;
  6. Possuir um ambiente relaxante;
  7. Fortalecer corpo e mente almejando a paz.

Para cada passo é dedicado um capítulo do livro. Vale a pena conferir as ideias desse pesquisador que se baseou em evidências científicas para organizar esse programa de longevidade.

Fonte:

LIPONIS, Mark. Ultralongevidade, Saiba como equilibrar seu sistema imunológico  para desacelerar o ritmo do envelhecimento e viver mais e melhor. Rio de janeiro: Sextante, 2010. 266p.

 

Edição – Rosana Rocha