Dia do Musicoterapeuta

 

Slide1

 

MUSICOTERAPIA

Hoje é o dia do Musicoterapeuta.

Você sabe o que ele faz?

A Musicoterapia pertence à área da saúde, porém sua aplicabilidade é ampla: preventiva, social, comercial, pesquisa e clínica.

Trata-se de uma abordagem que considera a Cultura, a Antropologia, a História, o Corpo Humano (principalmente o funcionamento cerebral), a Medicina e muitos outros aspectos relacionados à vida dos seres vivos em geral.

Existem atualmente diversas linhas de atuação e pesquisa. Registros antigos datam as primeiras aplicações de música e elementos relacionados para restaurar o equilíbrio, estimular comportamentos e prevenir danos em animais, vegetais e pessoas.

As bases dessa profissão estão nas teorias que a norteiam e em suas ferramentas, cabendo ao musicoterapeuta mediar o uso desse conhecimento com o cliente.

O crescimento de pesquisas nesta área tem propiciado maior abertura de oportunidades para os profissionais atuarem. Essa atuação pode ser individual ou grupal e ocorre em espaços como: consultórios, clínicas, empresas, escolas, hospitais, indústrias, comércio, organizações, entre outros.

Há poucas universidades que oferecem o curso no Brasil, mas também existem cursos muito bons que são abertos a outros profissionais que necessitem agregar conhecimentos.

A dica para quem tem interesse na área é pesquisar a partir das Associações que têm em cada estado, para informações sobre cursos, profissionais e escolas.

Parabéns aos Musicoterapeutas de todos os continentes!

 

Edição – Rosana Rocha