Vença as dificuldades em 4 passos:


Carta aos Leitores

DSC00135

 

O que são dificuldades?

O dicionário define como obstáculo, impedimento, oposição, objeção, complicação, apuro…

A dificuldade pode ser encarada como desafio e, nesse caso, nossa mente lê a situação de forma diferente: impedimento x desafio.

Quando olho para a situação como um obstáculo, um impedimento, as chances de “travar”, bloquear-me; são grandes.

Já ao encarar a dificuldade como um desafio, minha mente lê a circunstância como oportunidade que poderá me conduzir a outro nível de compreensão.

DSC00130

A mudança

Quando estamos descontentes com alguma situação significa que é hora de promover alguma mudança.

Sair de uma fase desconfortável requer um trabalho interno profundo de criação de hábitos diferentes, pensamentos e ações.

Ao nos empenharmos em uma transformação, dificuldades se levantam para nos manter na mesma posição. Por isso é preciso determinação e saber exatamente o objetivo da mudança.

Por que quero isso ou aquilo? Onde vou chegar com essa escolha?

Que benefícios isso vai me trazer? Será bom para o meu entorno?

Identificar o que não está caminhando bem e propor resoluções consiste num processo de auto coaching.

DSC00131

 

Comprometimento

Quando nos comprometemos com uma meta, dragões enormes se levantam para combater a nossa força.

O que fazer nesses momentos?

DSC00132

  • Peça ajuda

 

É claro que não podemos contar nosso novo empreendimento para qualquer pessoa, por isso, procure ajuda de indivíduos competentes e que você tem certeza que não vão te prejudicar ou desajudar.

Está em dúvida sobre pedir ajuda a alguém próximo? Faça uma experiência: Conte de forma superficial o que pretende fazer e observe a primeira reação da pessoa.

Reação positiva (a primeira palavra foi de apoio) – conte com ela.

A pessoa listou os possíveis impedimentos ou algo parecido? Não conte com ela!

Existem aqueles seres cheios de ego também. Você pede uma ajuda e eles só falam de si mesmos e o quanto já alcançaram vitória nesse setor – fuja deles! São personagens que ainda não despertaram para o outro, ainda precisam estar centrados em si mesmos.

Evidente que ninguém precisa ser utópico e apoiar coisas impossíveis, mas o indivíduo sensato primeiro apoia o outro para não desencorajá-lo, depois lista as possíveis dificuldades, mas oferece ajuda.

Muitas vezes um profissional que não lhe conhece pessoalmente pode ser a melhor escolha!

DSC00139

  • Esteja aberto a novos aprendizados

 

A postura de abertura para o novo caminha alinhada com seu movimento de mudança, portanto, não crie atitudes mentais como: “eu não costumo fazer assim”, “isso eu já sei”, entre outras…

A aprendizagem é um tesouro inestimável que a raça humana tem desde o nascimento e continua até a morte, quando a cognição não foi interrompida por doenças, nem acidentes. Então, aproveite essa oportunidade de observar o mundo ao redor e transformá-lo com a sua intervenção, recheada de talentos e habilidades.

O modelo moderno de gestão nas empresas tem seu foco na aprendizagem. Adote essa ideia na sua vida pessoal e observará resultados surpreendentes. Você muda, os outros mudam!

DSC00138

  • Pratique a presença

 

Quando volto para verificar se fechei a porta mesmo, respondo às pessoas sem prestar atenção no que estão dizendo, entre outras ações de mesmo padrão, significa que não estou prestando atenção no momento presente.

Fazer a prática de parar por 30 segundos e prestar atenção nos pensamentos até que eles passem, pelo menos 3 vezes ao dia e respirar de forma consciente ajudam a aumentar nossa presença.

A presença no aqui e agora é em poder que qualquer um pode desenvolver e com isso colher excelentes frutos no futuro próximo.

Traga seu pensamento para o que está fazendo agora! Incorpore esse comportamento para conduzir seu destino de forma consciente.

Lembre-se: o fato é diferente da emoção que você sente em relação a ele. Portanto, não navegue em emoções descompassadas por causa de algo que aconteceu. Isso rouba a nossa presença. Foque nos fatos e volte ao momento presente.

DSC00136

  • Seja grato

 

Ao reclamarmos disso ou daquilo, perdemos energia e foco. A lamentação cria pensamentos dicotômicos e conflitantes que longo prazo pode causar inúmeras doenças.

Afaste-se de pessoas queixosas, e procure a companhia daqueles que sempre encaram o futuro de forma realista, mas positiva.

Seja altruísta, verdadeiro consigo mesmo e generoso.

Quando agradecemos o que já possuímos, além de aumentarmos a produção de hormônios do bem-estar, criamos um padrão de comportamento que vai atrair recursos inesperados para qualquer empreendimento.

DSC00137

Experimente!

Na próxima postagem vou contar uma experiência pessoal de superação, cumprimentos de metas e resultados, não perca!

 

Saudações a todos,

 

Rosana Rocha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seis passos para manter suas metas ao longo de 2015:


Rosa1

Cinco passos para manter suas metas ao longo de 2015:

1. Utilize o Silêncio como sua ferramenta de trabalho pessoal e profissional: a cada 2 h pare, respire, tente relaxar e perceber que tipos de pensamentos passam pela sua mente. Essa é uma boa hora para melhorar a qualidade deles. A qualidade excelente de pensamentos garante economia de tempo, energia e menos pensamentos, o que direciona a pessoa para suas metas a curto, médio e longo prazo de forma simples e direta, além de proporcionar sono reparador;

2. Escreva um diário de sonhos e outro de ideias. Ele ajuda a observar o que se passa em seu subconsciente, mesmo que no momento você não entenda as metáforas e a linguagem onírica. Lembre-se, nos sonhos vale mais a sensação que eles deixam em nós do que propriamente as imagens. O diário de ideias ajuda a criar espaço interno e externo para que você possa trabalhar com elas;

3. Observe as oportunidades. Às vezes elas passam por nós sem que percebamos. Para estar atento, seja um observador constante do caminho, dos processos, das pessoas. Um telefonema, uma mensagem, um programa de TV, entre outros, nem sempre aparecem por acaso. É uma questão de Física: atraímos o que temos afinidade;

4. O que tiver que fazer… faça hoje! Acumular tarefas cria mais desânimo. A solução: apenas comece;

5. Jamais trabalhe como uma máquina, nosso corpo e mente são humanos e precisam do repouso para reparar as funções vitais;

6. Cuide sempre da saúde física, mental, emocional e espiritual. Quando uma dessas áreas se desequilibra é muito fácil cair em estagnação e/ou conflito de forças: o corpo vai, mas a mente não e vice-versa. Esse fato pode desviar você de seus objetivos, não deixe. Faça pelo menos uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a com regularidade.

Pronto!
A base para o Sucesso no cumprimento de Metas para alcançar os seus Objetivos está 100% no Presente. Invista no Agora e seu Futuro será totalmente moldado por você.
E quando a vida disser Não! Use sua Criatividade para encontrar Caminhos Alternativos.
Feliz 2015!

Rosana Rocha – Especialista em Desenvolvimento Humano