Dormir mal pode causar doenças


O bom sono é um sonho possível

O bom sono é um sonho possível

                Sono e o Sistema Imunológico

 

Atualmente existem várias doenças do sono subordinadas a uma classificação internacional que passa por revisões periódicas.

A sociedade e cultura atuais exigem uma condição permanente de adaptação constante frente aos inúmeros estímulos, gerando seres humanos cada vez mais estressados. O estresse compromete a qualidade do sono e ataca o sistema imunológico.

Outros fatores que diminuem a qualidade do sono:

  1. Questões dos grandes centros urbanos: poluição visual, sonora e ambiental, trânsito complicado, horários a cumprir em curto espaço de tempo, etc.,
  2. Alimentação desequilibrada como consumo de bebidas alcoólicas, cafeína e chás estimulantes em grande quantidade consumidos após as 16 horas, alimentos gordurosos, etc.,
  3. Hábitos de fast-food e obesidade;
  4. Uso indiscriminado de medicamentos para dormir, entre outros.

 

O quarto estágio do sono é onde ocorrem os reparos, preparando o corpo para o novo dia. Quando não ocorre essa fase de sono profundo devido a causas variadas, o sistema imunológico entra em alerta. O nível de ativação imunológica está ligado à saúde do indivíduo, ou seja, o nível baixo representa uma pessoa com menor sonolência e boa disposição.

Quando ocorre o sono reparador, o sistema imunológico não produz citocinas que afetam os estágios e a qualidade do sono; desta forma um sono de boa qualidade permitirá melhor funcionamento do sistema de defesa do organismo, realizando reparos e manutenção do corpo.

Então, cuide do físico, do psíquico e do emocional através de atividades prazerosas, alimentação leve nas horas que antecedem o sono, use o quarto somente para dormir evitando utilizar computador e assistir TV nesse ambiente. Esses cuidados fazem parte da higiene do sono – grupo de medidas que favorecem noites de sono reparador.

Durma bem e tenha boa saúde!

Saudações,

Rosana Rocha