Qual a relação entre sono e stress?


Sono e Stress

Sono e Stress

O stress

Sabemos que o stress seja por eventos positivos ou negativos para nós, funciona como um medidor de nosso equilíbrio.

Imagine um elástico, ele estica e relaxa seu tecido. Assim funciona o stress em nossas vidas, ou seja, necessitamos desse movimento de tensão e relaxamento para manter nossa homeostase.

Durante o stress produzimos substâncias que auxiliam nosso corpo e mente a vivenciar os eventos externos.

No entanto, um elástico que permanecer constantemente esticado, uma hora pode romper. Da mesma maneira funciona o corpo humano – a homeostase – sinônimo do equilíbrio fisiológico pode ser comprometida devido ao excesso de produção de determinadas substâncias que se tornarão prejudiciais ao organismo, nesse caso.

 

A relação sono x stress

Pesquisadores explicam que a fadiga é um dos sinais que indicam que a pessoa está sob um estado de tensão prolongada. Esse estado é refletido em diversos sistemas, podendo causar distúrbios no corpo, no psíquico e no entorno da pessoa como comprometer a qualidade do trabalho, das relações familiares e sociais.

Nas investigações científicas, conforme explica Inocente e Reimão (2001), as perturbações do sono são um dos sintomas que acometem indivíduos com queixa de fadiga. Nesses casos existem os seguintes sinais:

  • Cansaço matinal;
  • Desânimo;
  • Humor irritadiço;
  • Vários despertares noturnos;
  • Falta de aprofundamento do sono.

Como prevenir

Já sabemos que tudo que fizermos durante o período de vigília repercutirá no sono noturno. Então:

  • Procure não superlotar a agenda de compromissos;
  • Comece e termine o dia com uma atividade prazerosa e que não precise de muito tempo nem alto custo: a leitura de um livro, uma meditação, uma xícara de seu chá preferido, uma boa conversa, audição de sua música preferida, entre outras;
  • Mantenha o hábito de cultivar técnicas de relaxamento, hoje você pode encontrar vários tipos na internet: escolha uma que combine com você e seu estilo de vida, pratique;
  • Adote uma atividade física como hábito, mesmo que seja uma caminhada de 20 minutos todos os dias;
  • Mantenha uma dieta equilibrada e ao perceber que não está conseguindo, procure a orientação de um especialista para ajudar você;
  • Procure observar suas reações com relação aos eventos externos. É uma prática que auxilia a renovação do comportamento, promovendo um ajuste fino de atitudes em relação ao ambiente, com o objetivo de promover bem-estar;
  • Evite estimulantes e exercícios físicos quatro horas antes do horário de dormir;
  • Mantenha seu interesse em algo novo. A busca por um aprendizado novo, um projeto, entre outras ações, são estimulantes que mantêm a pessoa disposta, proativa e comprometida com algo prazeroso. Em consequência, o corpo produz substâncias relacionadas ao bem-estar físico, psíquico e emocional.

Uma dica interessante do Feldenkrais – consiste em deitar-se com as duas mãos entrelaçadas sob a cabeça e deixar todo o peso do crânio cair sobre as mãos durante alguns minutos, depois retire as mesmas e lentamente vire a cabeça de um lado para o outro. Deite-se no travesseiro e sinta a diferença.

O objetivo dessa pesquisa corporal é o de enviar uma nova informação ao sistema nervoso. A maioria das pessoas deita, mas não solta o peso da cabeça no travesseiro, uma das origens das tensões cervicais e nos ombros. É como se tentássemos segurar nosso crânio com a musculatura.

Com esse exercício, a cabeça relaxa e todo o peso dela fica solto sobre o travesseiro, proporcionando um sono mais relaxado.

Cuide do seu dia, para que suas noites sejam de sono bom!

Saudações,

Rosana Rocha

Você Sabe o que são Sonhos Lúcidos?


SONHOS LÚCIDOS

                   Benefícios dos Sonhos Lúcidos

Pesquisas científicas encontraram evidências de que o sonho lúcido pode trazer benefícios para o sonhador, tais como:

  1. Uso sem fronteiras com objetivos ilimitados;
  2. Profissionais e estudantes podem aperfeiçoar seus trabalhos, talentos, habilidades, métodos e técnicas;
  3. Pode ser um processo divertido com finalidade recreativa;
  4. Praticar tarefas enquanto o sonhador tem um sonho lúcido, pode melhorar a execução da mesma em vigília;
  5. Ampliação da capacidade criativa;
  6. Melhora da vida de relação durante o estado de vigília;
  7. Oportunidade de vivenciar fantasias;
  8. Superação de traumas após ocorrência de estresse pós-traumático;
  9. Pode funcionar como ferramenta para explorar o mundo interior;
  10. Solucionar questões ou problemas.

 

O sonho lúcido é aquele em que o sonhador tem consciência que está sonhando e pode dirigir seus eventos, além de manter suas capacidades de memória e raciocínio.

Essa experiência de lucidez onírica ocorre durante o sono REM, pelo menos após 6 horas de sono, segundo estudos.

O pesquisador Stephen La Berge realizou a primeira publicação sobre o assunto.

Monges tibetanos mantêm a prática de sonhos lúcidos há muito tempo.

Existe no mercado uma máscara facial – Aurora (comercializada pela I Winks) – que emite cores luminosas configuradas em determinado padrão e tem a proposta de induzir sonhos lúcidos. O custo é de 200 dólares.

Alguns pesquisadores estimulam o hábito desses sonhos através de práticas simples, uma delas é o consumo de alimentos que contenham vitamina B6:

Alho – Leite – Arroz Integral – Banana – Abacate – Aveia – Batata.

Alguns cientistas acreditam que as pesquisas sobre a utilização da consciência durante os sonhos poderão ajudar a tratar patologias como esquizofrenia, depressão e psicoses em geral.

Rosana Rocha

 

 

 

 

 

 

A DIETA DO FUTURO?


DIETA

A DIETA DO FUTURO?

Conheça a Dieta que vai revolucionar a vida de pessoas no mundo inteiro!

Trata-se da Dieta do Jejum Intermitente.

Evidências científicas têm demonstrado que o Jejum Intermitente pode desconstruir hábitos, combater o câncer e funcionar como equilibrador do peso corpóreo.

Pesquisas

O tempo sem ingerir alimento, funciona como uma “faxina” (eliminação de células lesadas ou envelhecidas) conforme define o Dr. Michael Mosley.

A Dieta adaptada do Dr. Mosley baseia-se em fazer uma restrição calórica com duração de dois dias.

Como funciona

Durante os dois dias, as mulheres podem ingerir 500 calorias e os homens 600.

O médico explica que nos outros cinco dias da semana, a pessoa pode se alimentar normalmente, mas, sem exagerar na quantidade.

Advertência

O Dr. Carlos Souto – pesquisador de Nutrição e Saúde, afirma que essa Dieta é somente para adultos saudáveis.

Ao longo da semana, vamos trazer evidências científicas e a explicação de outros especialistas sobre a Dieta do Jejum.

Acompanhe em nosso site.

Edição – Rosana Rocha

Leitura Recomendada:

A Dieta dos 2 Dias – Michael Mosley – Sextante.