CHOCOLATE… UMA DELÍCIA TENTADORA


 

 

DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE

CHOCOLATE… UMA DELÍCIA TENTADORA

O cacau é rico em antioxidantes (protetores do organismo) que evitam o envelhecimento precoce. O chocolate é constituído a partir do cacau.

Pesquisas

Desde 2001, são realizadas pesquisas no mundo inteiro para o conhecimento dos benefícios dessa planta. No ano citado, estudos feitos na região do Panamá constataram que as pessoas tinham baixos índices de hipertensão, diabete, entre outros, além de baixa mortalidade por doenças cardiovasculares.

A hipótese levantada foi de que a população de ameríndios Kuna de um arquipélago na costa do Panamá ingeria alta quantidade de cacau e daí seus efeitos.

A partir desse achado muitas descobertas foram registradas.

Atualmente, recomenda-se a ingestão de aproximadamente 25g por dia de chocolate amargo com concentração entre 60 e 70% para proporcionar benefícios à saúde. O ideal é que não haja leite na fórmula.

Benefícios listados

Redução de aterosclerose e colesterol ruim.

Redução da pressão arterial, graças ao óxido nítrico que relaxa os vasos sanguíneos.

Diminuição de processos inflamatórios.

Baixo risco de diabete.

Queda na obstrução de vasos sanguíneos e melhora do fluxo arterial.

Conclusão

Portanto, aprecie o chocolate amargo nas suas diversas nuances. Há chefs especializados na arte do cacau e produzem maravilhas. “Comer com os olhos” e ainda obter benefícios faz muito bem à saúde da mente e do corpo.

Onde encontrar

Uma boa opção para quem quer sempre ter chocolate em casa são os orgânicos, encontrados em feiras de produtos da linha ou prateleiras de hipermercados.

As embalagens de 100g geralmente variam de R$6,00 a R$16,00.

Desfrute desse benefício!

 

Por Rosana Rocha – editora