Spa dos Chás


 

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SPA DOS CHÁS

 

Para algumas culturas o chá é a parte central de um ritual, para outras um coadjuvante na arte de se alimentar…

Para um efeito tranquilizante e meditativo a arte de saborear o chá poderá ser realizada em uma xícara sem asas e de frente para o pôr do sol. Experimente!

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Tomar chás à revelia, não é bom. É preciso primeiro pesquisar a erva, suas propriedades, refletir sobre suas necessidades e procurar se informar sobre possíveis efeitos colaterais.

Por exemplo, o chá das folhas de Ginkgo biloba pode trazer benefícios no combate à trombose, porém pacientes que tomam aspirina precisam consultar o médico.

Outro caso se aplica ao chá de Amora que oferece diversos benefícios (contém minerais, proteínas, combate o excesso de peso, diabetes, osteoporose, colesterol alto, TPM, calvície, inflamações, etc…), no entanto, o excesso pode causar diarreia e não deve ser ingerido por grávidas.

 

 

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Você sabe a diferença entre os chás: branco, verde, preto e vermelho?

A variação está relacionada à forma que são colhidos e processados, apesar de todos se originarem da planta Camellia sinensis.

Esses chás possuem ação antioxidante, melhoram a função do fígado e são diuréticos. No entanto, a associação destes com leite, pode reduzir a função antioxidante. Não é recomendada a ingestão dos mesmos a partir das 16 horas, porque podem causar insônia.

Portadores de doenças nos rins, pressão alta, gastrite e glaucoma, além de crianças e gestantes não devem ingerir os chás: verde, branco e vermelho.

 

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Mas, existem aqueles que nossos avós já indicavam:

Erva-doce – para combater gases;

Camomila e Erva Cidreira – para acalmar;

Boldo – para desintoxicar o fígado.

Atualmente temos muitas opções no mercado com indicações para o descanso noturno, acordar, exercitar-se, enfim, a lista é extensa.

Mas, aqui vai uma dica para tornar seu hábito de tomar chá um momento de prazer, ou reflexão, ou compartilhamento de momentos:

  • Escolha um momento em que vai poder sentar e opte por uma xícara bonita para que você amplie seu gosto pelo hábito;
  • Xícaras sem asa fornecem às mãos a percepção tátil da temperatura ideal para a ingestão;
  • No meio da tarde o chá é sempre bem-vindo, no verão ou no inverno;
  • Experimente tomar um banho relaxante e depois se acomodar confortavelmente em seu local preferido da casa para sorver seu chá…

Vá sempre ao médico de sua confiança e procure conhecer bem seu corpo, emoções, entre outras áreas para que possa escolher o sabor de chá adequado para cada um de seus momentos ou necessidades.

 

Edição – Rosana Rocha