INSÔNIA – COMO LIDAR COM ELA


INSÔNIA

INSÔNIA – COMO LIDAR COM ELA

Para a Ciência Mundial, o sono consiste num processo ativo com funções distintas e está subordinado aos hábitos de vida de cada pessoa, bem como, aos padrões biológicos, culturais e sociais.

Nosso relógio biológico é ajustado em um ciclo de 24 horas. O tempo de sono de um adulto é de aproximadamente 8 horas pó dia.

Quais as queixas que o insone apresenta?

- Ele refere sono de má qualidade ou insuficiente;

- Apresenta dificuldade para adormecer e permanecer adormecido;

- Sonolência excessiva diurna.

Quem são os indivíduos mais afetados pela insônia?

O gênero feminino e os idosos.

Quais são as causas?

Elas podem ser de natureza:

Fisiológica: ocorre nos casos de dor, disfunções e pelo uso de drogas;

Ambiental: por ocorrência de ruídos ou ambiente perturbador;

Psicológica: por ansiedade, depressão ou hábitos (quando a pessoa se predispõe a pensar que vai ficar insone).

Como é classificada a Insônia?

Pode ser:

1. Inicial – ocorre quando a pessoa deita e tem dificuldade para iniciar o sono;

2. Intermediária – quando ocorrem diversos despertares noturnos e o sono volta logo;

3. Final – a pessoa desperta bem antes de seu horário habitual e não consegue voltar a dormir.

Como Prevenir?

  1. A pessoa deve procurar um médico especialista em sono para fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento;
  2. Praticar uma atividade física supervisionada;
  3. Seguir as orientações da Higiene do Sono (são condutas básicas para propiciar uma noite de sono eficiente – falaremos em outro artigo).

O que fazer?

 

  1. Quando levantar no meio da noite, dê preferência à meia luz através de arandelas, e pequenas luminárias, por causa da baixa intensidade: pesquisas comprovaram que na presença de luz, a taxa de melatonina cai. Trata-se de hormônio produzido na base do cérebro pela glândula pineal que organiza o relógio biológico com relação ao claro e escuro;
  2. Evite ligar o computador (que vai estimular a pessoa a interagir) e a TV por causa dos estímulos pelas imagens;
  3. Não permaneça rolando na cama, levante-se e sente ou deite em outro local até o sono reaparecer;
  4. Evite ingerir alimentos nesse horário, beba algo que induza a sonolência.

Dicas Naturais

 Aipo – sonífero natural;

Gelatina – por ser consumida gelada, ajuda a diminuir a temperatura do corpo e favorece o sono;

Óleo essencial de jasmim – aplicar no pulso antes de deitar;

Faça meditação (a que mais combina com seu estilo) é uma prática que auxilia a mente a afastar pensamentos que causam ansiedade.

ATENÇÃO

Caso persista o problema, procure um médico especialista em Sono – só ele vai oferecer a conduta assertiva para o seu caso.

Evite usar medicamentos para induzir o sono sem prescrição médica!

 

Fonte: ROCHA, Rosana. Palestra Insônia. Associação Paulista de Medicina. São Paulo, 2012.

 

Edição Rosana Rocha

 

 

 

 

 

 

 

13 DICAS PARA UM BOM INÍCIO DE SEMANA


 

Sorria

 

 

Listamos ações que fazem toda a diferença para mantermos o entusiasmo ou captá-lo:

  1. Dê um beijo de surpresa em alguém;
  2. Peça para alguém pegar algo para você e depois que ele apanhar o objeto, agradeça com um sorriso;
  3. Busque na sua operadora de TV ou computador ou outro recurso, listar comédias e desenhos animados para hoje. Selecione os que têm afinidade com você e assista. Pode ser um programa de vídeos divertidos também;
  4. Enquanto estiver assistindo, solte-se no sofá, ria e ria de si mesmo, rindo;
  5. Tome muita água, hoje e sempre;
  6. Tome um banho e use cremes ou perfumes, ou os dois! Você merece e todos os dias são especiais;
  7. Adote uma alimentação sem culpa no dia de hoje: se ingerir cancerígenos (enlatados, embutidos, etc.), tudo bem, mas programe-se para eliminá-los de seu corpo nos próximos dias com dieta saudável. Mas, enquanto comer, nem pense nisso, coma com prazer – é o que importa;
  8. Lave sua roupa, louça, banheiro, tênis, o que for. Mas, (tem um “porém”) olhe, sinta, perceba o que está fazendo. Não deixe o pensamento voar. É um excelente exercício para criar o hábito de mantermos o foco no presente – isso economiza energia para a semana inteira;
  9. Dê atenção a uma criança, animal ou planta: dedique uns 20 minutos ou mais se puder; cuide, converse com eles. Você vai descobrir um mundo que vai te surpreender;

10. Faça uma agenda com 3 prioridades no máximo, para a semana. Quando lotamos os dias de compromissos e não cumprimos, surramos nossa autoestima, autorrespeito e “por aí afora”;

11. Olhe no espelho e diga para si mesmo: “- Tudo está Ok!” Mesmo que pareça um caos, são cenas, logo outra virá. Esse é nosso palco, nossa vida;

12. Busque o encantamento. Sinta a respiração e ouça os sons ao redor. Volte para si mesmo e observe quantos pensamentos passam pela sua mente. Deixe-os ir, até que desacelerem o tráfego;

13. Dê o melhor de si em tudo que fizer, o resto virá com Sucesso!

 

Excelente Semana,

 

Saudações,

 

Rosana Rocha – editora

QUAL A MELHOR PLANTA PARA CADA AMBIENTE?


 

Plantas Que Purificam o Ar

 

QUAL A MELHOR PLANTA PARA CADA AMBIENTE?

Quando você ouvir falar nessas siglas:

VOCs – compostos orgânicos voláteis e POPs – poluentes orgânicos persistentes são referentes aos produtos e ambientes que usamos e frequentamos no nosso dia a dia.

As plantas, seres viventes, possuem funções que auxiliam a manter a qualidade do ar: regulam a umidade do ar; transformam CO2 em O2; captam determinados poluentes aéreos através das raízes, folhas, entre outros.

Nossa casa pode conter mais poluentes do que o ar atmosférico externo, devido aos produtos que armazenamos e utilizamos, tais como: tintas, vernizes, produtos de limpeza, etc.

Esses produtos contêm Compostos Orgânicos Voláteis que são expostos no ar.

Os sintomas que eventualmente poderemos apresentar pela exposição aos VOCs são: dificuldade respiratória, cansaço, irritação ocular, da derme e vias respiratórias.

Quais os locais ideais para manter determinadas plantas?

Salas – Begônia, Gérbera e Crisântemo – minimizam fumaças, por exemplo, de cigarro. O Fícus também pode ser usado nesse ambiente.

Quartos – Crisântemo, Babosa, Begônia e Gérbera.

Banheiro – Espada de São Jorge (filtra os poluentes provenientes de papel higiênico, produtos de higiene pessoal e de limpeza), Lírio da Paz (absorve qualquer poluente e remove fungos). Azaléia e Antúrio também podem ser usados nesses ambientes.

Cozinha – Clorofito (purifica o ar), Azaleia e Antúrio (combatem poluentes provenientes de verniz, tinta e amoníaco).

Lareira – Clorofito (limpa o ar, melhora a circulação e reduz o monóxido de carbono).

Lavanderia – Gérbera, Lírio da Paz.

Curiosidades

A Areca Bambu é considerada um umidificador natural e pode ser colocada ao lado de móveis tratados com verniz ou em áreas que mantêm tapetes.

Umidificadores – Samambaia Boston e Areca Bambu.

A Seringueira reduz a poeira.

A Azaleia diminui a toxicidade de espuma utilizada em isolamentos e de madeira compensada.

O Lírio da Paz é um excelente purificador do ar e evita o câncer.

Coloque cactos ao lado de TVs, computadores e micro-ondas para reduzir as ondas eletromagnéticas emitidas pelos mesmos.

Confira maiores informações em:

https://ambientalistasemrede.org

http://www.hiltonfito.com

WWW.ecycle.com.br

Edição – Rosana Rocha

 

 

 

 

 

CORES PARA SUAS REFEIÇÕES


 

???????????????????????????????

CORES NA MESA

CORES NA MESA

Que as cores contribuem para diversas circunstâncias, todos sabemos.

Mas na hora das refeições, as cores, seus tons e matizes fazem toda a diferença.

Prepare o ambiente de sua casa onde são compartilhadas as refeições.

Dê um toque de sua personalidade.

Conforme disse S. Rajneesch, “Tudo o que você faz deveria estar expressando você, deveria ter a sua assinatura. Então a vida se tornaria uma contínua festa”.

Vivemos essencialmente dos sentidos em que visão e olfato entrelaçam numa graciosa dança no momento das refeições.

Por isso explore as cores e formas que tenham afinidade com você, e assim as pessoas à mesa além de saborearem os alimentos, desfrutarão também de seu toque, sua especialidade, sua personalidade.

Confira cores diversas aos pratos e cuide dos detalhes que dão um significado único aos seus momentos de refeição.

Nossas memórias contêm arquivos dos sentidos no cérebro. Então, quando alguém ver determinada cor, forma, sentir o aroma, e tocar em objetos semelhantes, poderá facilmente ser remetido aos momentos de refeição elaborados para marcar.

Cultive boas lembranças em suas refeições com a família ou com seus amigos.

Desfrute do prazer de servir e dar o seu toque!

 

Por Rosana Rocha- editora

 

CABELOS CACHEADOS – SUGESTÃO


Água CapilarVita Derm Cabelos Novas Linhas Cabelo

 

CUIDE DE SEUS CACHOS

 

Cabelos Cacheados – Sugestão

Para você que tem cabelos cacheados, todo cuidado é pouco.

As pontas ressecam logo, por isso use sempre um leave-in, produto elaborado no final da década de 90, cuja função é a de criar uma película protetora para os fios.

A linha Cachos Perfeitos Da Vita Derm Hipoalergênica- Shampoo e Condicionador auxiliam na forma dos cachos e hidratam bem os cabelos. Há também nessa linha o Leave-in Fluido Definição deixa os cachos definidos e soltos, além de um aroma agradável.

Livealoe traz produtos naturais de tratamento. Para os cabelos a Água Capilar além de fortalecer o couro cabeludo, modela os fios.

Uma dica interessante é o Shampoo Curl definition – Cachos Perfeitos de O Boticário, da linha “Cuide-se Bem”. O produto de fato cumpre sua proposta com efeito antifrizz e deixa os cachos bem definidos.

Outro produto que cumpre bem seu papel é o Cachos da Vita Derm: Creme para Pentear – Vita Fashion. Além de ser uma linha hipoalergênica, contém filtro solar. Os cachos ficam com aparência natural e leve.

Experimentem e compartilhem!

Rosana Rocha – editora

 

 

 

 

 

 

 

RECEITA PARA ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA


 

ÓLEO PÓS-BANHO

RECEITA PARA ALIVIAR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

Óleos Essenciais e Vegetais

Óleos Essenciais

São substâncias aromáticas, oleosas e voláteis.

Trata-se de um princípio ativo contido nas plantas que possui variadas propriedades curativas.

Óleos Vegetais

Encontrados nas raízes, grãos, sementes, frutos, castanhas e nozes. Contêm minerais, vitaminas e proteínas. Servem de veículos para os óleos essenciais.

Para alívio dos sintomas da menopausa, prepare:

Óleo Pós-banho

Óleo essencial Gerânio – 20 gotas

Óleo essencial Sálvia Esclareia – 10 gotas

Óleo vegetal Germe de Trigo – 60 ml

Massageie o corpo e use como óleo pós-banho.

O valor dos óleos vegetais é acessível ao bolso.

Os óleos essenciais têm seu custo variado devido à quantidade de plantas necessárias para sua extração.

Principais propriedades

Sálvia

Sedativo, antidepressivo, digestivo.

Indicação: menopausa, fluxo irregular, TPM, cólica, dores musculares.

Gerânio

Antiespasmódico, diurético, hemostático.

Indicação: menopausa, seios doloridos, TPM, fluxo irregular.

Germe de Trigo

Rico em vitamina E, D, Complexo B, F, A, Ômega 6.

Indicação: menopausa, câimbras, fluxo irregular, colesterol ruim e hiperglicemia.

Experimente e compartilhe sua experiência em nosso site.

Fontes:

PANIZZA, Sylvio. Plantas Que Curam, Cheiro de Mato. 24ª edição. São Paulo: IBRASA, 1997. 279p.

Guia Phytoterápica 2013.

Por Rosana Rocha – editora

 

 

CHOCOLATE… UMA DELÍCIA TENTADORA


 

 

DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE

CHOCOLATE… UMA DELÍCIA TENTADORA

O cacau é rico em antioxidantes (protetores do organismo) que evitam o envelhecimento precoce. O chocolate é constituído a partir do cacau.

Pesquisas

Desde 2001, são realizadas pesquisas no mundo inteiro para o conhecimento dos benefícios dessa planta. No ano citado, estudos feitos na região do Panamá constataram que as pessoas tinham baixos índices de hipertensão, diabete, entre outros, além de baixa mortalidade por doenças cardiovasculares.

A hipótese levantada foi de que a população de ameríndios Kuna de um arquipélago na costa do Panamá ingeria alta quantidade de cacau e daí seus efeitos.

A partir desse achado muitas descobertas foram registradas.

Atualmente, recomenda-se a ingestão de aproximadamente 25g por dia de chocolate amargo com concentração entre 60 e 70% para proporcionar benefícios à saúde. O ideal é que não haja leite na fórmula.

Benefícios listados

Redução de aterosclerose e colesterol ruim.

Redução da pressão arterial, graças ao óxido nítrico que relaxa os vasos sanguíneos.

Diminuição de processos inflamatórios.

Baixo risco de diabete.

Queda na obstrução de vasos sanguíneos e melhora do fluxo arterial.

Conclusão

Portanto, aprecie o chocolate amargo nas suas diversas nuances. Há chefs especializados na arte do cacau e produzem maravilhas. “Comer com os olhos” e ainda obter benefícios faz muito bem à saúde da mente e do corpo.

Onde encontrar

Uma boa opção para quem quer sempre ter chocolate em casa são os orgânicos, encontrados em feiras de produtos da linha ou prateleiras de hipermercados.

As embalagens de 100g geralmente variam de R$6,00 a R$16,00.

Desfrute desse benefício!

 

Por Rosana Rocha – editora

 

 

MÁSCARA RELAXANTE PARA O ROSTO


 

MÁSCARA RELAXANTE PARA O ROSTO

 

MÁSCARA RELAXANTE PARA O ROSTO

Para quem quer relaxar, mas não pretende fechar os olhos, nem deitar, a alternativa é escolher um lugar aconchegante da casa e fazer o que gosta enquanto está com a máscara.

Prepare:

1 colher de sopa de Argila Roxa WNF

1 gota de Óleo Essencial de Lavanda WNF

Água Thermal de Lavanda WNF

O uso dessa máscara é indicado 1 vez por semana.

Como preparar

Misture 1 gota do Óleo essencial com a Argila e a Água Thermal até virar uma pasta com consistência próxima à do mel.

O Manual recomenda que a aplicação seja feita com gaze e a retirada com esponja embebida em água morna.

O tempo de atuação da máscara é de 10 minutos.

Depois, é só lavar a pele com um sabonete neutro de sua preferência e hidratar.

Experimente e comente sua experiência em nosso site.

 

Onde encontrar esses produtos

Lojas de produtos naturais e Farmácias que trabalham nessa linha.

Um exemplo de Farmácia que vende essa marca é a HN Cristiano. Segue endereço:

http://www.hncristiano.com.br/hnc/index.php

 

Fonte

AMARAL, Fernando. Manual Técnico. Bem-Estar, Saúde e Beleza. Cuidados Naturais da Cabeça aos Pés.

 

Por Rosana Rocha – editora

 

 

BELEZA QUE TOCA


Rosa

BELEZA QUE TOCA

Onde está a real Beleza que encanta e por onde passa deixa sua agradável fragrância? “A beleza do ser na forma de virtudes pode ser sempre estável” Essa frase é de Ken O´Donnell, que explica que as virtudes são inatas e suavizam nosso “caminhar” trazendo conforto. Para Church (2012), nossa personalidade dá o tom da beleza, é nossa identidade: como somos. Para a autora, ao externarmos as virtudes tocamos o cerne do Planeta.

O trabalho para aumentar essa Beleza e estabelecer harmonia nas relações requer silêncio. Beleza remete à perfeição que tem numa moeda os dois valores: silêncio e virtude. Essa moeda somos nós.

O silêncio nos protege da dispersão (que nos afasta de nossa origem, nosso poder). Aceitar-se e investir nas virtudes, nos liberta pouco a pouco do apego nos papéis que desempenhamos ao longo da vida e dos padrões que o externo exige.

Construa um espaço de calma e pureza dentro de você. Imagine essa visão com todos os detalhes atemporais… Frequente-o sempre para se refrescar e sentir-se acolhido por você. Essa prática aumenta nossa habilidade para compartilhar virtudes.

Treine suas virtudes com os mais próximos, porque esse exercício embutirá uma disciplina e naturalmente a sua Beleza Interior expandirá. Virtude refletida… é nossa Beleza Tocando o Mundo.

  Fonte CHURCH, Anthea. Beleza Interior, O Livro das Virtudes. 11ª edição. São Paulo: Brahma Kumaris, 2012. 118p.

Por Rosana Rocha – editora